13 de Maio de 2016

Quer formar uma equipe de sucesso? Contrate colaboradores com o perfil da sua empresa

Os melhores resultados de processos seletivos são os que têm bem definidas as necessidades da empresa para cada tipo de vaga. Essa descrição de funções, perfil compatível e expectativas com a contratação de novos talentos precisa estar clara para quem realiza o recrutamento. As empresas atualmente conseguem estabelecer uma cultura interna que desejam perpetuar para o crescimento do negócio e na busca por equipes coesas nem sempre o melhor candidato é o que tem nível técnico mais elevado.

Ao iniciar um novo processo de recrutamento e seleção conheça as intenções do candidato, além de seus conhecimentos, para isso avalie se o perfil de comprometimento com a cultura da empresa está compatível, quando ele tem um comportamento semelhante aos melhores que já fazem parte da sua empresa o caminho para o engajamento de ações motivadas pelo negócio é mais rápido. Quer saber o que avaliar nessa busca? Continue a leitura do artigo e encontre quatro pontos para levar em consideração na hora da entrevista.

Interesse real pela empresa

Ao ser questionado sobre o conhecimento prévio a respeito da empresa um candidato que realmente se interessou normalmente fala sobre resultados, parcerias, estrutura e principais concorrentes, quando isso acontece o avaliador percebe que de fato houve pesquisa por parte do candidato, e que ele deseja fazer parte desse negócio.

Estilo de trabalho

Alguns profissionais gostam de trabalhar em equipe e dão mais resultado quando estimulados, outros preferem projetos focados em etapas, em que cada um faz sua parte e toma decisões sozinho. A questão não é qual melhor estilo e sim o que sua empresa entende como necessidade para integrar a equipe. Identificar esse perfil é essencial para confirmar aderência à vaga.

Como ele lida com divergências

Pergunte ao candidato sobre as experiências dele com a solução de conflitos em experiências profissionais anteriores, observe a profundidade desses comentários para entender se ele fez parte das situações ou apenas presenciou. Alguns profissionais têm como característica o envolvimento em diversas questões conflitantes diferentes, um indício de que ele gosta de se envolver em situações polêmicas, e isso nem sempre é positivo.

Postura em relação ao antigo trabalho

Questione a opinião dele a respeito do chefe anterior, a equipe e sobre a empresa de onde ele está saindo ou quer sair. Neste discurso avalie a fala e a postura. Caso ele se mostre rancoroso ou muito insatisfeito reflita se é esse o tipo de colaborador que deseja ter, existem os casos de profissionais que não encontram a colocação e nem a empresa ideal e costumam expor para a concorrência a dinâmica das empresas por onde passou, normalmente essa insatisfação está relacionada à vida pessoal, que reflete no trabalho, e pode ser prejudicial para toda equipe.

Business Partner

Um profissional capaz de recrutar e selecionar talentos com eficácia é o Business Partner. 
O Business Partner é o principal elo de ligação do RH com o negócio e sua estratégia.

Esse profissional de Recursos Humanos, quanto atinge o nível sênior, é dotado de um profundo entendimento do negócio e está sempre buscando fazer com que o RH crie um impacto efetivo e significativo sobre os objetivos e resultados do negócio.

Apesar disso, a função do Business Partner de Recursos Humanos está mudando.

Com essas dicas a tarefa de encontrar um candidato compatível com sua empresa vai se tornar mais fácil. Com esse roteiro é possível avaliar a aderência de perfil, para saber também sobre as questões técnicas e fluência em outros idiomas a equipe de seleção pode contar com recursos de pré entrevistas gravadas, uma ferramenta que otimiza o tempo e reduz os custos no processo de contratação. Para saber mais sobre essa tecnologia acesse www.presume.com.br.


Escrito por Présumé