20 de Janeiro de 2016

Precisando de novos líderes? Encontre talentos iniciando um programa de trainees

Sua empresa está crescendo e prevê a chegada a um patamar em que a demanda por líderes será maior do que a oferta interna? Essa pode ser a oportunidade de iniciar um programa de trainess e formar gestores que irão caminhar com o crescimento da organização.

Um programa de trainees tem, por princípio, admitir jovens recém formados e preparar esses colaboradores para cargos de gestão e liderança dentro da empresa. Esse tipo de programa surge com frequência em grandes corporações e agora também alcança entidades de porte menor, os processos seletivos costumam ser concorridos e a experiência deve satisfazer as expectativas de ambas partes, por isso, saiba o que fazer para implementar um programa de trainee de sucesso.


A empresa precisa de nova liderança?

A principal motivação para dar início a esse programa é a necessidade de lideranças com rapidez, diferente de cargos que são conquistados com o passar dos anos os trainees são talentos que chegam com mentalidade de serem treinados para conhecer o funcionamento e a cultura da empresa e assumir um papel de gerenciamento de uma equipe ou departamento.

O treinamento dura entre dois e três anos e neste período deve ser capaz de deixar o jovem pronto para seu novo cargo. É fundamental que toda a empresa compreenda essa necessidade e se mostre preparada para a nova modalidade de formação de liderança, afinal, funcionários de confiança e mais tempo de casa serão liderados por esses jovens.


Treinamento por um longo período

Mais do que preparar seus funcionários para um novo chefe, os departamentos da empresa devem estar prontos para eleger um tutor para esse trainee, somente conhecendo todos os processos e rotinas da empresa o novo líder terá segurança para trabalhar e reverter resultados.


Os treinamentos são a alma de um programa de sucesso, o trainee irá passar um bom tempo de sua carga horária apenas aprendendo, para isso serve o programa. Esses treinamentos envolvem a capacitação de áreas técnicas, gestão de pessoas e também comportamento organizacional. A direção da empresa precisa ter bem clara a ideia de que formar um profissional com o perfil desejado exige tempo e recursos, e após iniciado o processo ele deve caminhar até o fim com a melhor qualidade, só assim terá valido o investimento.


Não perca de vista as metas

Com a decisão de iniciar o programa de treinamento dos jovens talentos é preciso definir quais as metas de curto, médio e longo prazo que o trainee vai receber, elas devem estar alinhadas com as expectativas da empresa. Por mais que ele esteja em fase de preparação precisa ter objetivos para alcançar e metas para cumprir. As tarefas conferidas aos trainees podem envolver o desenvolvimento de novos processos, a implantação de tecnologias que a empresa ainda não utiliza e também trazer inovação para determinados setores. Os resultados que ele precisará conquistar podem ser redução de custos de uma determinada atividade, aumento de produtividade e outras necessidades que a empresa ainda não tenha conseguido resolver a respeito do clima de trabalho, por exemplo.

Desenvolvendo processos

Ter um trainee em sua empresa vai exigir uma preparação para novas ideias e processos e também uma disposição para mudar algumas ações, isso não implica em ferir a cultura da empresa, contudo a chegada de mentes mais jovens e motivadas pode gerar essa necessidade de transformação interna.

Se sua empresa está dentro deste prisma de necessidade por novos talentos e disponibilidade para treinar e aceitar mudanças, essa é a hora de iniciar um programa de trainees, use seu networking para conhecer histórias de outras empresas e diretores que investiram nesse tipo de programa e converse com a sua diretoria, se todos estiverem dispostos é só iniciar o processo e esperar pelos resultados.

Pensando em como entrevistar os candidatos e identificar os mais preparados e com melhor aderência à necessidade da sua empresa? Não esqueça que a Présumé pode ser o primeiro passo certo neste processo de seleção, pré-entrevistas gravadas em vídeo irão otimizar tempo e recursos, para saber mais fale com nossos gestores, acesse o site da nossa ferramenta e saiba mais sobre a Présumé.

Escrito por Présumé