12 de Novembro de 2015

Sua empresa precisa de um Consultor de RH? Saiba a importância deste especialista em diagnóstico preventivo


Você cuida da sua saúde? Sabe a importância que os cuidados preventivos têm e valoriza os bons hábitos para evitar ficar doente? Saiba que isso está absolutamente correto e também pode se aplicar à saúde das empresas.


Observar o sistema organizacional, conhecer profundamente as áreas de negócios, prevenir problemas e diagnosticar conflitos para trabalhar especificamente em cada necessidade é o papel do Consultor de Recursos Humanos, um cargo que tem seu valor observado quando existe um planejamento estratégico pertinente e que dá resultados.


  • Papel bem definido

Esse consultor interno pode parecer um colaborador que não tem exatamente uma função definida, porém o dever dele é exatamente circular pelos setores da empresa e ser os ouvidos da corporação. O consultor interno de RH será a ponte entre os colaboradores e a diretoria da empresa, bem como o mediador das necessidades dos clientes.


O setor do departamento pessoal precisa de profissionais que entendam sobre benefícios, direitos, folha de pagamento, gestão de equipes e solução de alguns conflitos pontuais, envolvidos nessas rotinas, normalmente, não sobra tempo para observar a empresa com olhos atentos e preventivos, por esse motivo ter um consultor interno é fundamental.


  • Expertise para resolver conflitos

O nível de experiência deste profissional precisa ser aprofundado, no mínimo sete anos de vivência com a função de gestão de pessoas e conhecimento de processos operacionais concedem ao consultor o conhecimento e maturidade que ele precisa para identificar problemas e sugerir soluções.


De forma prática, o consultor de RH será o responsável por identificar e sanar pequenos conflitos como liderança sem estratégia, comunicação insuficiente, insubordinação, desmotivação da equipe e falhas neste sentido. Ao perceber que um setor não rende mais, ou precisa crescer e não cresce, o consultor interno busca as brechas para aplicar as soluções, às vezes a solução pode ser uma reestruturação na equipe, melhores condições de trabalho, novos objetivos e metas ou, até mesmo, novos colaboradores.


  • Saúde empresarial garantida

Ter um consultor interno de RH é uma forma da empresa manter sua saúde e crescimento estratégicos, já que, ao conhecer o planejamento, cada área vai trabalhando de acordo com suas habilidades, o consultor é o responsável por observar, alinhavar e diagnosticar possíveis saídas da rota. Além disso, conhecendo a empresa como um todo é a pessoa mais indicada para elaborar a descrição das vagas na hora de novas contratações, sabendo as necessidades dos setores, conhecendo as equipes e entendendo as estratégias o consultor poderá orientar os profissionais do recrutamento a respeito do perfil que a empresa procura para as vagas que estarão disponíveis.


Sua empresa tem um consultor de RH? Queremos conhecer sua história! Conte para nós como é ter o apoio desse colaborador, e a diferença estratégica que ele representa atualmente em sua organização. Deixe um comentário e reparta sua experiência com outros profissionais.


Escrito por Présumé