04 de Novembro de 2015

Desafios da gestão de pessoas: sua empresa retém os talentos?

A Gestão de Pessoas é um dos pilares mais fortes das organizações, um departamento que precisa crescer junto com a empresa e lidar com diferentes interesses, é possível afirmar que se trata da Gestão dos Relacionamentos.


Gerenciar pessoas é gerenciar interesses

Dentro deste departamento os profissionais irão lidar com as questões mais práticas, como controle de horas e organização das folhas de pagamento e, além disso, estará envolvido com a retenção de talentos e identificação de oportunidades para contratação de novos colaboradores, trabalhando constantemente para completar as equipes e melhorar os resultados da empresa.


As atividades dos profissionais da gestão de pessoas estão relacionadas ao alinhamento da visão, missão e valores da empresa aos acontecimentos internos, passando pelas políticas e diretrizes organizacionais; sistemas de qualidade e saúde ocupacional; avaliações de desempenho; desenvolvimento de habilidades e competências e projetos que tornem o ambiente agradável para que os colaboradores trabalhem satisfeitos, produzam mais e tenham interesse em comprometer-se cada dia mais com a empresa onde trabalham.


Sua empresa gera motivação ou engajamento?

O maior desafio dos profissionais de gestão de pessoas é fazer com que os colaboradores trabalhem engajados, e não apenas motivados. É preciso desenvolver ações para que os funcionários busquem a identificação com sua empresa, quando os valores da organização são compatíveis com os valores do colaborador, ele irá sentir orgulho de fazer parte da equipe, irá defender a organização e terá o desejo de viver um desenvolvimento pessoal, que irá refletir no desenvolvimento organizacional, isso é ter um funcionário engajado.


Já um funcionário motivado irá trabalhar um pouco mais para alcançar um resultado específico em troca de algum benefício ou bônus oferecido e isso não gera envolvimento, ter colaboradores motivados é fundamental, mas a motivação faz parte do engajamento, não deve ser única.


As melhores empresas para trabalhar

Para perceber essa diferença basta analisar as melhores empresas para trabalhar no Brasil neste ano, elas são formadas por equipes que não estão focadas em quantas horas trabalham e quanto ganham por isso, elas estão voltadas a trabalhar por projetos, se sentindo parte da empresa, e isso gera, além de orgulho, resultados.


Não importa o tamanho da sua empresa, se você identifica talentos em seu quadro de funcionários, trabalhe para não perder esses colaboradores. Ter bons funcionários faz bem para a saúde emocional e financeira da empresa, fortaleça os vínculos daqueles que trabalham juntos, pense nos benefícios que você gostaria de ter e ofereça aos funcionários, reconheça as atitudes pró-ativas e valorize essas ações. E não pense que tudo tem a ver com o retorno financeiro. Pagar bem e oferecer plano de saúde e auxílio alimentação são parte de qualquer boa oferta, pense além. Combine alguns benefícios compatíveis com as funções, como alguns dia de home office por mês, folga em datas especiais, amplitude de horário para quem tem necessidades específicas, crie um ambiente acolhedor, afinal, na maioria das rotinas de trabalho seu funcionário passa mais tempo dentro da empresa do que em casa.


Mais do mesmo

Esse assunto parece muito repetitivo? Talvez seja porque algumas empresas ainda não enxergaram o quanto ter talentos é benéfico, e ainda cometam erros antigos. Não perca seus melhores funcionários, crie para eles uma situação em que eles não desejem sair da sua empresa por qualquer melhor oferta salarial.


Gosta das nossas dicas de gestão? Tem alguma história para contar sobre os desafios da gestão de pessoas em sua empresa? Deixe seu comentário, trocar experiências é uma das habilidades dos bons gestores.

Escrito por Présumé