16 de Outubro de 2015

Descubra as habilidades indispensáveis para ser um ótimo profissional de RH

Os profissionais da área de recursos humanos são colaboradores multitarefas, eles precisam ter habilidades de visão analítica, gestão de processos, gostar de mediação e, além de dominarem técnicas de comunicação, precisam ser organizados. As exigências relacionadas ao setor envolvem muitas áreas porque esses profissionais são peça chave na organização das empresas.

Detalhamos para você cada uma das áreas de competência para identificar como ter, ou se tornar, um ótimo profissional de RH:

  • Visão analítica: Em primeiro lugar o profissional do RH precisa conhecer a empresa para qual trabalha, e esse conhecimento envolve saber qual tipo de serviço prestado e/ou os produtos que vende, os caminhos entre o consumidor e as práticas internas da empresa, prazos e exigências de cada setor. Analisar a empresa como um todo permite que o colaborador entenda as necessidades da corporação e possa pensar de maneira estratégica na hora de contratar novos funcionários e organizar as demandas internas de vagas, promoções e benefícios.
  • Gestão de processos: A partir do momento em que o profissional de RH entende as demandas da empresa, conhece as metas globais da corporação e consegue contribuir com o melhor funcionamento de cada setor ele também pode sugerir melhorias e ajustes nos processos práticos. Muitas vezes quem está envolvido na rotina diária não consegue enxergar como otimizar alguns processos para conquistar e também ultrapassar as metas estabelecidas. Um bom profissional de recursos humanos pode ser fundamental contribuindo com essa visão ampla em relação à gestão da empresa.
  • Gostar de mediação: Estar nos recursos humanos é mediar interesses, tanto da empresa quanto dos colaboradores. Os profissionais de RH não estão trabalhando apenas para responder perguntas sobre benefícios e direitos trabalhistas, suas habilidades devem ser aproveitadas para contribuir diretamente com o crescimento da empresa.
  • Organização: Manter o setor organizado é fundamental para que o andamento do trabalho seja proveitoso. Como você pode perceber, o profissional de rh atua em diversas frentes, por isso a equipe deve ter conhecimento de todos projetos e demandas que a empresa está envolvida.
  • Recrutamento e seleção: Uma das atribuições mais relevantes do rh é a contratação de novos colaboradores, quando o recrutador conhece bem o funcionamento da empresa fica mais natural e prático escolher os candidatos mais preparados e adequados para cada necessidade. O primeiro passo para encontrar um novo talento é conseguir descrever o que a vaga exige e, com base nessas informações, divulgar com clareza e atrair pessoas que têm o perfil desejado.

Para se tornar um excelente profissional de RH é indispensável estar interessado em buscar capacitação constante. Conhecer novas tecnologias, saber o que há de novidade no mercado e levar para a empresa as descobertas que encontra. Uma das facilidades que a internet proporciona são as entrevistas gravadas, através de uma plataforma é possível divulgar e apresentar vagas, receber as respostas dos candidatos em vídeo, avaliar e assistir quantas vezes precisar e entrevistar pessoalmente somente os candidatos que têm real chance de serem contratados, uma economia de tempo, recursos e otimização inteligente dos recursos humanos.


Quer saber mais sobre essa plataforma? Conheça como funciona a Présumé clicando aqui e aproveite para fazer uma simulação gratuita da ferramenta, e descubra como ela pode revolucionar o rh da sua empresa.

Escrito por Présumé