18 de Setembro de 2015

Como modernizar o processo de contratação de funcionários



O processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores envolve o trabalho de algumas pessoas dentro das empresas. Em corporações de médio e grande porte essa função pode ser desenvolvida por um setor de recursos humanos e gestão de talentos que assume a responsabilidade pela gestão de novas vagas, análise de currículos, entrevistas e, por fim, a contratação.


Quando uma vaga é aberta, exigindo a contratação de uma nova pessoa, é comum que o anúncio desta oportunidade atraia candidatos que não podem preencher corretamente o cargo, mas, mesmo assim, enviam seus currículos para avaliação. A análise destes candidatos inadequados é o que toma mais tempo da equipe de recrutamento.


Todo esse processo demanda horas de trabalho dos envolvidos, principalmente para analisar se o perfil dos candidatos está de acordo com as necessidades das empresas para a vaga disponível. O que, para muitas organizações, parece ser uma longa busca, pode ser modernizado e aprimorado com a utilização de uma plataforma digital que otimiza o tempo do avaliador e também do candidato.


Imagine entrevistar pessoalmente apenas duas ou três pessoas que realmente poderão ser contratadas, que já passaram por uma triagem e evitaram horas de trabalho desnecessário. Agora, pare de imaginar e entenda como funciona o processo de uma plataforma para gravação de pré-entrevistas:


  • A empresa cadastra perguntas seletivas de avaliação para o perfil exato que procuram e anuncia a vaga;

  • Os candidatos recebem um convite para responder, em vídeo, as perguntas realizadas pela empresa, sem conhecimento prévio;

  • Com as perguntas gravadas os avaliadores assistem os vídeos. Nessa etapa os gestores podem conhecer as aptidões dos candidatos, testar a fluência em outro idioma, saber como é a desenvoltura de comunicação e oratória e, com isso, já dispensar aqueles que não preenchem o perfil da vaga, sem a necessidade de conversar pessoalmente com tantas pessoas;

  • Uma das vantagens é poder assistir em qualquer local ou horário, rever quantas vezes forem necessárias, e comparar de forma mais dinâmica duas ou mais pessoas;

  • Com a decisão de quantos candidatos podem preencher a vaga a empresa chama os selecionados para as entrevistas pessoais, economizando tempo e dinheiro, conversando pessoalmente com quem tem chances reais de contratação e se mostrando uma instituição que preza por ações dinâmicas e práticas para determinar suas escolhas.


A plataforma Présumé atende empresas de todos os portes e tem como principal objetivo modernizar e otimizar o processo de contratação de funcionários. Para saber mais a respeito, e fazer um teste para descobrir como funciona na prática e porque é uma ferramenta que se diferencia dos sistemas comuns de comunicação, clique aqui e acesse nossa página de detalhes sobre a ferramenta e tire suas dúvidas.


Se você ficou interessado em testar essa ferramenta, clique aqui e se inscreva para um teste gratuito.


Tem alguma dúvida ou não sabe se a Présumé é adequada para a sua empresa? Deixe sua mensagem aqui nos comentários e nós vamos te ajudar.

Escrito por Présumé