03 de Junho de 2015

Uma novidade na seleção de jovens talentos



Nem tudo é antigo e rotineiro nos processos de recrutamento e seleção. Enquanto algumas empresas insistem na mesma estratégia de quase meio século atrás, outras saem na frente e começam a inovar descobrindo formatos mais eficientes e baratos na identificação dos melhores profissionais no mercado.

A antiga etapa das dinâmicas de grupo (rejeitada pela grande maioria dos candidatos), lentas e onerosas, está sendo substituída por recursos mais inteligentes e possibilitados graças ao avanço da tecnologia. A grande novidade neste sentido é a utilização do recurso de gravação em vídeo de pré-entrevistas com os candidatos as vagas de estágio ou trainee sem a necessidade da presença do entrevistador. Através destas plataformas a empresa só precisa criar e cadastrar as perguntas, submetê-las aos candidatos que já passaram por um filtro inicial e ficar esperando receber o vídeo.

Através dos vídeos as empresas conseguem analisar com precisão as competências definidas no inicio do processo como essenciais para uma carreira de sucesso. Os candidatos conseguem realizar a atividade de gravação de qualquer lugar e a qualquer momento fazendo com que o processo se desenvolva de uma forma muito mais rápida e barata.

Uma das maiores empresas de consumo do mundo utilizou este recurso no seu último programa de estágio no Brasil com expressivo sucesso. A redução na quantidade de dinâmicas de grupo foi de aproximadamente 80% e mais de 70% dos 1.700 candidatos aprovados no filtro inicial realizaram a gravação onde tiveram que responder cinco perguntas sem conhecimento prévio e com tempo estipulado para leitura e resposta.

Assistindo aos vídeos tanto a área de recursos humanos como os futuros chefes definiram quais seriam os candidatos de maior aderência ao perfil ideal para a empresa e os selecionaram para a última fase, a presencial. A empresa está colocando como padrão e necessário em processos futuros esta etapa da gravação das entrevistas.

Este é somente um exemplo de como várias outras empresas estão buscando ao mesmo tempo inovar, economizar e melhorar na seleção dos melhores talentos.

E a tua empresa? Como está inovando nos processos de seleção?

Escrito por Renato Tavares