29 de Maio de 2015

Linguagem corporal é tudo



Conforme já é do conhecimento de muitos, a expressão corporal causa um grande impacto sobre a mensagem que queremos passar as outras pessoas. Se você cruzou teus braços, bateu teus dedos, movimentou as mãos, todos estes movimentos passaram informações a outra pessoa.  A linguagem corporal é extremamente importante para a sua vida, pois ela te define como pessoa - e até mesmo muda uma situação.

A linguagem corporal pode afetar significativamente a forma como nos vemos, o nosso sucesso e nosso caminho na vida. Com o domínio da expressão corporal você pode gerar benefícios para tuas vidas pessoal e profissional. Embora alguns pontos possam ser pouco convencionais, todos apresentam a mesma mensagem: você pode mudar o resultado das situações.

Nosso corpo e presença podem afetar drasticamente nossas carreiras. A linguagem corporal não somente afeta a forma que as pessoas nos enxergam, mas também como nos vemos.

Se nosso corpo está "fechado", com os braços cruzados, ombros caídos e cabeça para baixo, os nossos pares, colegas e patrões vão começar imediatamente a nos achar inseguros e com pouca energia. Este tipo de linguagem corporal também vai afetar os nossos próprios pensamentos e emoções, e nos levam a acreditar verdadeiramente que não temos poder. Se você apresentar uma postura e uma mensagem de confiança e poder, você vai realmente sentir-se poderoso, e os outros irão vê-lo da mesma forma.

Pesquisas tem revelado que forçar-se a sorrir repetitivamente pode levar nosso cérebro a sentir a felicidade real. Mesmo as menores alterações na sua linguagem corporal podem gerar grandes mudanças para si e para sua atual situação. Por exemplo, se você estiver em uma entrevista, sentando-se ereto e com os ombros abertos isto fará com que não só sinta-se positivo, mas também afetará a perspectiva do entrevistador.

Devemos fingir? Mesmo que você esteja se sentindo nervoso ou inseguro, você deve “fingir” que está dominando o assunto. Ao invés de fingir até você atingir teu objetivo (conquistar um emprego, vencer uma competição, etc.), é mais importante você fingir para tornar-se esta pessoa de forma definitiva.

Permanecer confiante, colocar as mãos no quadril, sorrir e dar um aperto de mão firme te ajudará a sentir-se (e tornar-se) poderoso e bem sucedido! Afinal, nossos corpos afetam nossas mentes, nossas mentes afetam nosso comportamento, e nosso comportamento afeta nossos resultados.

Para quem ainda não assistiu a apresentação da Amy Cuddy sobre linguagem corporal: http://bit.ly/1G7Tqzm.

E você? O que acha?

Escrito por Renato Tavares