18 de Março de 2015

Gravação de entrevistas: uma nova experiência aos candidatos

Um candidato a uma importante vaga numa grande empresa me contatou dizendo que foi convidado para a gravação de uma entrevista digital (sem a presença do entrevistador). Ele misturava o sentimento de surpresa com a novidade, ansiedade e também alguma preocupação em como conseguir atingir uma ótima “performance” visto seu grande interesse pela posição. O objetivo do contato era que eu pudesse orientá-lo na atividade com algumas dicas.

Este tipo de consulta tem crescido muito visto a quantidade de empresas que estão aderindo a estas tecnologias com o objetivo de terem seus processos de seleção mais ágeis, melhores e mais baratos.

No momento eu não tinha tudo ordenado na minha cabeça, então decidi criar este post para os candidatos interessados e que estejam passando por esta experiência.

Seguem as minhas dicas:

1.       Esteja preparado mais do que nunca

Faça tua lição de casa. Você já deve ter uma boa ideia a quais perguntas você será submetido. Uma leitura detalhada da descrição do cargo pode dar-lhe excelentes dicas. Prepare-se para perguntas técnicas e detalhistas. Um dos objetivos da utilização destas plataformas é conhecer a perfeita aderência técnica do candidato ao que a empresa está procurando e por isto geralmente são aplicadas algumas poucas perguntas, porém bem detalhistas. É prudente simular respostas para as perguntas mais prováveis. Pense no que o recrutador quer realmente ouvir de você. Lembre-se de detalhes, conquistas, destaques AL longo da tua experiência profissional que sejam importantes de serem mencionadas.

Se a vaga exige fluência em determinada língua, tenha certeza que ao menos uma pergunta nesta língua você encontrará.

2.       Lembre-se que a maioria das análises de entrevistas é feita com base no comportamento

Os recrutadores estão sempre procurando um conjunto de habilidades específicas (como liderança, resolução criativa de problemas, motivação, etc.). Desta forma, algumas perguntas serão preparadas para que você dê exemplos de quando você demonstrou tais comportamentos. Pense em que momento da tua carreira (ou fora dela, como em um clube, projetos sociais, no ambiente acadêmico, etc.) estas habilidades ficaram demonstradas. Quanto mais exemplos apresentar, melhor para você. Porém, dificilmente você terá mais do que cinco minutos para cada resposta. Portanto seja sucinto, objetivo, claro.

O interesse e motivação para a vaga também fica bastante clara nas gravações. É importante que seja natural, porém alegre, entusiasmado. Cuidado para não deixar imagens erradas e de desinteresse nas respostas que exploram tua pretensão salarial e eventuais aceitações na atuação em localizações diferentes da tua atual moradia. Tente oscilar o teu tom de voz, mostrar expressões e sempre mostrar-se alegre.

3.       Pratique em voz alta e com a câmera ligada

Apesar da maioria dos candidatos estarem reportando que se sentem mais confortáveis fazendo a entrevista através de uma gravação de sua casa comparativamente a uma entrevista presencial, é importante esta prática para que se sinta mais confortável quando a luz vermelha acender e você ter que começar a conversar “com uma máquina ou com você mesmo”. Treinar em voz alta te ajudará. Quando estiver falando pela terceira ou quarta vez, as palavras fluirão com maior facilidade. também ajuda muito se você conseguir assistir a tua própria gravação. Você pode “se odiar”, mas a prática te levará a melhores resultados. Geralmente somos nossos piores críticos, então leve isto em consideração e imagine-se tendo bons resultados.

4.       Pense em aspectos de produção de vídeo

Certifique-se de que a câmera está numa distancia adequada do teu rosto e na altura correta. É importante que a imagem esteja limitada da altura do seu colarinho para cima e que teu rosto não ocupe toda a imagem. Se vista adequadamente e certifique-se que a iluminação do ambiente é forte. Preocupe-se com o silêncio do ambiente. Barulhos de animais, crianças, televisores, aviões, trânsito, familiares pode passar a impressão de certo descuido, e consequentemente desinteresse, para o recrutador. Lembre-se que o que estiver atrás de você aparecerá na imagem. Um cartaz inadequado, pilhas de roupas sujas, quarto desorganizado passará uma imagem ruim a teu respeito.

As gravações de entrevistas digitais já são uma realidade, quer você goste ou não. Desta forma, pratique.  Assim, terá melhores condições de sucesso num processo de recrutamento e seleção podendo atingir a fase final da entrevista presencial. Não deixe de fazer o teu comentário.



Escrito por Renato Tavares