05 de Novembro de 2014

Tecnologia mudando a forma de selecionar pessoas



Se, há alguns anos, recrutar e selecionar pessoas era uma tarefa exclusivamente manual e que exigia muito tempo dos recrutadores, com o aumento do uso da tecnologia, essa realidade mudou completamente. Hoje em dia, com as facilidades do mundo online, os processos seletivos foram aprimorados, ganharam agilidade e diversas novas opções para que as companhias possam encontrar os melhores profissionais para compor o seu time. Além disso, cada vez mais, os computadores e aparelhos móveis ganham espaço no dia a dia das pessoas, o que aumenta a capacidade e alcance do recrutamento digital.

Continue lendo nosso post para ficar por dentro de algumas soluções que a tecnologia trouxe para mudar de vez a forma com que as organizações podem encontrar os profissionais mais adequados às suas oportunidades!

Alcance das vagas publicadas

Uma vaga anunciada na porta do estabelecimento, por exemplo, limita-se apenas às pessoas que passarem por aquele local. No entanto, uma oportunidade anunciada na internet em sites específicos para recrutamento e redes sociais, possui um alcance enorme, aumentando as chances de encontrar o profissional que tem exatamente as qualificações e o perfil que a sua empresa precisa.

Estes espaços na web ainda disponibilizam de ferramentas extremamente eficientes para a realização de filtros sobre os currículos dos candidatos. Desta forma, o recrutador destina seu tempo somente a análise dos candidatos que apresentam um perfil mais próximo ao ideal. Estes filtros nos informam a formação do candidato, seu nível hierárquico, fluência no idioma, setores da economia onde atuou, anos de experiência, áreas da empresa onde já trabalhou, etc..

Aplicativos mobile

O acesso mobile cresce ano a ano e, com isso, as empresas também ganham mais um canal de comunicação com os profissionais. Por meio de aplicativos específicos, é possível publicar diversas vagas e divulgá-las para um grande número de pessoas de maneira simples e em poucos minutos.

Testes online

Já existem diversas opções de sites e ferramentas que permitem que o recrutador aplique testes online, auxiliando, principalmente, na fase de triagem dos currículos. Por meio desses exames, é possível avaliar o conhecimento dos candidatos em português, língua estrangeira, raciocínio lógico, entre outras habilidades, tornando as próximas etapas muito mais produtivas, já que acontecerão apenas com os profissionais pré-aprovados.

Entrevistas gravadas

Poder gravar “pré-entrevistas” por meio de plataformas específicas também é uma forma de otimizar o tempo e custos do processo de seleção. Nestas gravações o recrutador tem a possibilidade de observar o candidato respondendo as perguntas essenciais para a perfeita avaliação da aderência do seu perfil a vaga. É importante destacar que estas plataformas dispensam a presença do entrevistador, contrário ao cenário quando utilizado o Skype, por exemplo. Assim, fica muito mais fácil fazer uma seleção inicial, levando à entrevista presencial apenas os candidatos que realmente atendem às necessidades da companhia. Além disso, com a gravação em mãos, é possível compartilhar o vídeo com outras pessoas decisivas na empresa, fazer anotações sem perder nenhuma informação e até mesmo comparar diversos candidatos.

Conhecer as diferentes ferramentas e formas de tornar a tecnologia uma aliada na seleção de pessoas é um passo fundamental para as empresas que desejam recrutar os melhores profissionais de maneira rápida e eficiente. Se ainda tiver ficado com alguma dúvida a respeito de qualquer um desses métodos ou ainda se quiser compartilhar outra tecnologia utilizada por você, não hesite em escrever para a gente nos comentários!

Escrito por Renato Tavares