22 de Outubro de 2014

Dicas de como atrair a nova geração para a tua empresa



Geração internet, “millennials”, “geração y”, etc.. Não interessa a forma como você os chama, o fato é que eles “vieram para ficar” e você não tem como evitá-los. Esta turma que nasceu entre os anos oitenta e noventa tem “sofrido” com uma série de julgamentos. Alguns os chamam de preguiçosos, mimados, dependentes em excesso da tecnologia, etc.. Se são opiniões fundamentas ou não, não sei dizer, mas acho inquestionável que tua empresa dependerá deles para atingir o sucesso.

O texto quer apresentar apenas dicas de como se aproximar e conversar com este público com o objetivo de conseguir ao menos apresentá-los oportunidades de trabalho. Para isto, você terá que ser um pouco criativo.

Você não vai anunciar a vaga num jornal, certo? Quantas pessoas nesta idade leem jornais impressos? Você precisa ir ao encontro deles. Não espere o movimento contrário.

Veja algumas dicas de como contratar alguém da “geração internet”:

1.       Use as mídias sociais

Você sabe que eles estão nas redes sociais: Twitter, Facebook, Linkedin, etc.. Saiba que eles utilizam estes espaços para pesquisar mais sobre a tua empresa, sua cultura, etc.. Desta forma, é importante que invista na sua imagem nestes espaços. Isto ajudará a atrair este público. Deixe claro os valores, clima, diferenciais, novidades, produtos, etc. da tua empresa numa linguagem e formato que agrade quem é acostumado a leituras rápidas, objetivas e superficiais.

2.       Modernize sua descrição de cargo

Jovens candidatos darão somente uma rápida olhada em anúncios de emprego que sejam longos, prolixos, cheios de “bullets” e clicarão em “próximo”. Uma forma criativa de apresentar uma oportunidade de emprego é contar uma estória. Apresente uma visão geral e simplista sobre o que a posição exige. Avise-os sobre as novidades em benefícios que a tua empresa apresenta, seja a mesa de ping-pong na sala de reunião ou os dias ilimitados de férias. Pense sobre como atraí-los, o que eles buscam para suas vidas pessoais e profissionais. Preocupe-se inicialmente em chamar a sua atenção e depois com a avaliação sobre suas competências, conhecimentos, habilidades.

3.       Apresente um motivo

A geração y quer entender porque ele deve aceitar tua oferta de trabalho e como ele poderá ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. Eles demandam um desafio, um propósito e em alguns casos que seja alimentada a sua vaidade. Questões sociais também chamam a atenção destes jovens profissionais, portanto, faça com que a tua empresa tenha esta preocupação valiosa. Menções sobre a utilização de sistemas de última geração na empresa é outro atrativo aos “millennials”.

4.       Viver a marca da empresa

Este provavelmente é o fator mais crítico para a geração y. Independentemente da cultura e marca da tua empresa, é imprescindível que se mantenha fiel aquilo que foi apresentado e prometido ao candidato. Se você apresentou cinco principais valores durante o processo de recrutamento e seleção e o profissional começa a perceber que somente três deles são realmente aplicados na organização, é muito provável que ele não se mantenha motivado. Para ganhar sua confiança é essencial manter-se leal. Temos que lembrar que o momento atual é de escassez de bons profissionais os quais são disputados pelas melhores empresas. Além disto, a facilidade que os jovens encontram de montar sua empresa “start up” é bem maior que alguns poucos anos atrás.

5.       Mostre como é trabalhar na tua empresa

Preocupado em como executar o 4º item? Tente promover a cultura da tua empresa, mostrando como é trabalhar nos seus escritórios. Você pode, por exemplo, criar um vídeo demonstrando como são suas dependências, quem são os futuros colegas, qual o ambiente, clima, energia, ambientes (alternativos ou não), etc.. Este vídeo pode ser demonstrado antes mesmo da fase de entrevistas. Muitas vezes candidatos são seduzidos através deste tipo de material.

Todos nós, não importa a nossa idade, temos objetivos profissionais bastante similares. De uma forma geral queremos ser bem sucedidos. O mesmo vale para a turma dos “millennials”. Eles somente priorizam este sucesso de uma forma diferente. Acredito que ao invés de lutarmos contra eles, devemos abraça-los. Eles estão trazendo novas ideias para a mesa.

O que você acha? Deixe a tua opinião.

Escrito por Renato Tavares