10 de Outubro de 2014

Maior conferência de tecnologia do mundo para a área de recursos humanos



Ocorreu entre os dias 7 e 10 de outubro de 2014, em Las Vegas, mais uma edição da “HR Tech”, conhecida como a maior conferência mundial de tecnologia voltada exclusivamente para a área de recursos humanos.

O evento manteve seu foco em processos de negócios trazendo novidades sobre a utilização da tecnologia a favor do sucesso organizacional. Não é uma feira de tecnologia pura.

A “HR Tech” apresentou todas as últimas tendências – SaaS, nuvem, social, mobile, vídeo, gamification, big data, etc.. Praticamente tudo o que está mudando a forma de se trabalhar e como a área de recursos humanos está enfrentando este novo mundo foi apresentado durante estes quatro dias.

Várias personalidades do mundo executivo estiveram presentes criando um ambiente de aprendizado bastante interessante. Lições do mundo real e exemplos de entregas “práticas” foram apresentados.

Além das palestras, um enorme espaço foi utilizado para a exposição de produtos e serviços tecnológicos desenvolvidos exclusivamente para o RH, desde aqueles bastante amadurecidos até pequenas “start-ups” promissoras.

É o ambiente ideal para se manter atualizado tanto com as mudanças nas práticas de recursos humanos quanto com a tecnologia que apoia os esforços desta área. Obviamente que é também ideal para o desenvolvimento de “networking” e compartilhamento de ideias, além de identificar aquilo que busca para melhorar os processos de sua empresa.

Patrocinaram o evento grandes empresas como IBM, SAP, Oracle, ADP, etc..

Um dos destaques da feira foi a apresentação de empresas fornecedoras de serviços de “big data” voltada para a área de recrutamento e seleção. Um case demonstrado foi o de uma empresa de energia australiana de grande porte que precisava recrutar engenheiros extremamente especialistas em vários assuntos (projetos internacionais de oleodutos, cabeamento submarino e conhecimento em plantas de plataformas offshore). A quantidade de candidatos chegou a atingir quase 20.000 profissionais. Em menos de dois dias, utilizando-se de recursos “big data” esta quantidade de candidatos elegíveis já tinha sido reduzido para aproximadamente 6.000. A empresa então tomou como estratégia buscar os profissionais em 21 empresas concorrentes. Com esta informação, a quantidade de candidatos com o perfil desejado caiu para 1.500 em poucas horas. O sistema da empresa fornecedora agendou automaticamente entrevistas com menos de 400 candidatos durante um período de quatro dias em 3 cidades diferentes. Um pouco menos de 300 compareceram sendo que 209 candidatos foram aprovados, ou seja, a taxa de conversão foi de mais de 70%. A empresa reportava taxas em torno de 8% antes de utilizar-se de “big data”. Os esforços dos recrutadores foram reduzidos em mais de 80%, o tempo de dedicação ao processo de recrutamento e seleção caiu em 40% e os seus gastos em 60%.

Outra vedete da feira foi o serviço de gravação de “pré-entrevistas” em vídeo sem a presença do entrevistador, assunto este que temos amplamente divulgado e debatido em nosso blog (conheça nosso produto aqui: http://bit.ly/1tJRQHP). Uma destas plataformas foi premiada como o melhor produto no ano para a área de recursos humanos e apontada pela Forbes como a 10ª empresa mais promissora do mercado americano quando consideradas todas as empresas de pequeno e médio porte.

Segue o link do evento para os interessados: http://www.hrtechconference.com/.

Escrito por Renato Tavares