19 de Setembro de 2014

Gravação de entrevistas x Skype: entenda as diferenças


Uma confusão bastante comum feita pelo mercado é imaginar que plataformas de gravação de entrevistas em vídeo sem a presença do entrevistador e Skype possuem a mesma funcionalidade e consequentemente apresentam utilidades similares quando usados em processos de seleção de candidatos a uma vaga de trabalho.

O Skype é sensacional. É uma maneira muito interessante de ficarmos próximos de amigos e familiares. E de graça! O Skype foi criado com o objetivo de possibilitar que as pessoas fiquem em contato através da internet evitando cobrança de grandes tarifas de longa distância. Porém, ele não foi projetado como uma solução corporativa.

A seguir detalhamos algumas diferenças entre o Skype e plataforma digitais de gravação de entrevistas em vídeo sem a presença do entrevistador:

1.       A primeira grande diferença é a necessidade que o Skype impõe do entrevistador estar presente durante a conversa. Em plataformas de gravação esta necessidade não existe visto que a empresa contratante cadastra as perguntas em texto ou vídeo de uma única vez as quais são distribuídas para todos os candidatos que as respondem de qualquer lugar e a qualquer momento dispensando a presença do entrevistador.

2.       Problemas técnicos. Quem está familiarizado a realizar entrevistas utilizando o Skype sabe que é bastante comum termos que passar por situações do tipo “você pode me ouvir agora?”. O congelamento de tela e a perda do áudio também são situações que ocorrem com muita frequência. Vocês não acham que isto passa ao candidato uma imagem ruim da tua empresa por mais que ele entenda os problemas inerentes ao mundo da tecnologia? Problemas de conexão podem causar uma séria de problemas por razões óbvias. Interrupções frequentes podem arruinar a performance do entrevistado bem como a capacidade do entrevistador de avaliar o candidato. O candidato pode ficar nervoso, frustrado, afobado, chegando a situações onde a entrevista precisa ser cancelada. A quantidade de problemas técnicos apresentados pelo Skype é muito grande. Elas estão relacionadas a necessidade de utilização de dois computadores ao mesmo tempo, duas conexões, versões de softwares, etc.. É bom lembrar que o Skype é peer-to-peer (arquitetura de rede de computadores onde cada um dos pontos ou nós da  funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central) e não SaaS (software as a service).

3.       Outra importante diferença é a funcionalidade da gravação da “pré-entrevista”, situação impossível quando se utiliza o Skype isoladamente.  Isto traz uma série de vantagens ao processo de seleção. O recrutador, pessoal do RH e/ou da área contratante, podem através das plataformas de gravação, a qualquer momento e de qualquer lugar, analisar com calma a performance, comportamento, lucidez, simpatia, conhecimento técnico, capacidade oral, etc.. Compartilhar seus pensamentos e entrevistas com outros colegas deve ser algo presente no teu processo. Para começar, você precisa ter uma entrevista gravada para compartilhar, caso contrário, provavelmente dependerá de uma pilha de “post-it” ou bloco de notas para apresentar ao teu colega. Mas espere, você também quer que o colega possa sentir a personalidade do entrevistado porque demonstraria a grande aderência ao que buscam. Então você lembra que poderia ter gravado a entrevista pois tua gerente adoraria aquele candidato. Será que eles vão ser a mesma coisa em outra entrevista? Isso toma um tempo precioso do entrevistado e também do seu colega.

4.       Skype exige contas pessoais. Infelizmente as configurações de privacidade no Skype não são as ideais se consideramos um ambiente profissional. Ao contrário do Facebook e do Google + não há uma maneira de criar grupos separados de contatos. O Skype não é uma ferramenta “B-to-C” e muito menos “B-to-B”. É claramente C-to-C.

5.       Gestão do processo de seleção. Nas plataformas de gravação os vídeos com as repostas dos candidatos ficam armazenadas de forma organizada, cada um em sua vaga, colaborando nas consultas, avaliações, anotações, comparações, decisões, etc..

6.       Testes de funcionalidade. Diferentemente do Skype que pede uma avaliação do usuário APÓS sua utilização e que não te apresenta uma opção de teste no início de cada conversa, as plataforma de gravação de entrevistas obrigam o candidato a realizar um teste muito rápido e eficiente de câmera e microfone.

 Como disse no início, o Skype é ótimo, mas não para entrevistas de emprego.

Escrito por Renato Tavares