21 de Julho de 2014

Conheça as 3 principais tendências para o recrutamento de novos talentos!



Como tudo evolui com a tecnologia, as formas de recrutamento e seleção de talentos também estão se transformando e adotando perspectivas bastante interessantes, tanto para os candidatos quanto para as empresas que buscam o funcionário ideal. Nesta onda, têm surgido três tendências inovadoras de recrutamento que mudarão o seu ponto de vista como recrutador.

Se interessou em conhecê-las? Então acompanhe-nos nesse artigo!

Tendência Virtual

As empresas precisam desesperadamente de talentos, mas nem sempre eles estão ali ao lado, facilmente convidáveis para uma entrevista. Muitas vezes, eles estão empregados em outra cidade ou até país. Por isso, uma das tendências inovadoras para o recrutamento e seleção são as entrevistas via Skype, videoconferências e principalmente as plataformas de gravações de “pré-entrevistas” possibilitando às empresas e candidatos uma oportunidade de explorar novos horizontes e, quem sabe, fechar uma boa parceria.

Para corroborar essa ideia, uma pesquisa levantou dados surpreendentes com relação à força de trabalho virtual, que já somava 1,19 bilhões de pessoas em 2013. Ou seja, se um sétimo da população mundial já trabalha à distância, por que não aproveitar essa realidade e alinhá-la com os processos de recrutamento e seleção?

Tendência Móvel

Nos movimentamos o tempo todo, e o mercado tem que saber acompanhar essa dinâmica da vida moderna. Com o advento de smartphones, tablets e tantos outros recursos mobile, estamos livres para ir e vir, mas isso não significa que não estejamos dispostos a dar uma paradinha em um café para responder a algumas perguntas de uma entrevista de trabalho. Sendo assim, as empresas devem apostar, nos próximos anos, em entrevistas realizadas com intermediação de aplicativos, buscando um contato mais profundo com os candidatos e construindo uma relação mesmo que de primeira mão não haja ofertas de trabalho consistentes.

Esse novo perfil de recrutadores deverá estar atento aos talentos que estão na rede, desenvolvendo um relacionamento profissional e duradouro, trabalhando a imagem da empresa perante esse público específico e utilizando os mesmos recursos tecnológicos que essa tribo super conectada usa.

Tendência Social

Somos seres sociais, e isso é indiscutível. Desde o surgimento das redes sociais, passamos praticamente 24 horas conectados, recebendo e enviando informações, emitindo opiniões e compartilhando conhecimento. Não é de se estranhar que as empresas já passaram a recrutar funcionários por meio dessas redes, mas este trabalho ainda está muito mais voltado para a análise comportamental do que para a contratação de fato do candidato.

Nos próximos anos esta atitude deverá mudar, pois os recrutadores passarão, além de analisar o que as pessoas compartilham na rede, a estabelecer contatos e realizar entrevistas por meio deste recurso – que é praticamente gratuito, não necessita de provedores especiais e está à disposição de qualquer um.

Assim como as empresas passaram a perceber os seus negócios de maneira diferenciada em decorrência das tecnologias, é preciso que os profissionais de RH dessas companhias, que buscam talentos para compor o seu capital intelectual, também mudem sua postura perante essa nova geração de profissionais (profissionais esses que estão cada vez mais conectados e preparados para atender às demandas que o mercado determina).

Ao invés de hesitarem quanto ao uso destas tecnologias no ambiente de trabalho, as empresas devem aprender a conviver e usá-las ao seu favor, tornando o processo de encontrar o candidato ideal para uma vaga muito mais dinâmico e eficaz para todos.

Na sua empresa você já utiliza alguma dessas tendências para recrutar novos talentos? Como têm sido os resultados? Vamos conversar nos comentários ou pelo nosso blog (http://www.presume.com.br/posts).



Escrito por Renato Tavares