10 de Julho de 2014

Saiba por que vale a pena para a sua empresa adotar as entrevistas digitais!



Uma das tarefas mais importantes para as empresas é a contratação de novos funcionários. É nesta fase que os talentos são descobertos, selecionados e passam a somar no capital humano da companhia.

Contudo, você ou o setor de RH de sua empresa perdem muito tempo fazendo seleções de candidatos, muitos recursos são investidos na tarefa e, ainda assim, não alcançam o resultado pretendido? Então você precisa conhecer os benefícios que terá caso introduza as gravações das entrevistas digitais na sua empresa.

Economize seu tempo

Com a utilização de entrevistas gravadas para a seleção de empregos e funções, os candidatos são convidados a participar de entrevistas virtuais em vídeo, a fim de verificar se apresentam as capacitações e o perfil que a empresa busca para ocupar determinada vaga. Com esse recurso, não será preciso gastar mais tempo repetidamente apresentando-lhes a empresa ou agendando um excesso de entrevistas presenciais, driblando atrasos, faltas e outras falhas.

Economize os recursos a serem investidos

Se houver a necessidade de se fazer entrevistas presenciais, os profissionais convocados serão aqueles que oferecem mais viabilidade para preencher as vagas, abatendo-se as eventuais despesas com alimentação, transportes e entrevistadores. Com menos entrevistas presenciais (ou nenhuma), as salas da empresa ficarão liberadas para outras atividades e, além disso, as ligações telefônicas e e-mails enviados serão enormemente reduzidos.

Obtenha mais assertividade e eficiência na seleção

As perguntas e atividades de seleção empregadas serão muito mais hábeis e bem organizadas do que a simples seleção de currículos, entrevistas coletivas ou uma atividade em grupo com os candidatos em uma sala. Rapidamente será possível aprovar ou reprovar os pretendentes às vagas, através da comprovação de seus perfis e habilidades.

Tenha mais flexibilidade

Aproveitar tal recurso permitirá que se assista às entrevistas gravadas em seu computador pessoal ou em outros dispositivos móveis, nas ocasiões quando quiser ou se achar necessário. Os vídeos poderão ser vistos mais de uma vez e reanalisados para comparar respostas e fazer anotações específicas.

Tenha mais controle nas avaliações

Além de visualizar as entrevistas gravadas quando e onde quiser, será viável dar breves pausas, interromper, acelerar e retroceder os vídeos, a fim de computar alguns aspectos que foram observados, memorizar a fisionomia dos candidatos ou reforçar certas qualidades. Todo esse material recolhido poderá ser reexaminado com os profissionais de recursos humanos de sua empresa ou nas entrevistas físicas que serão realizadas posteriormente.

As avaliações serão muito mais precisas, uma vez que algumas informações sobre competências dos candidatos poderão ser checadas ao vivo. Nesse ponto, serão salientadas aquelas partes que sejam mais importantes e coerentes ao cargo a ser preenchido, dentre as características da trajetória educacional, acadêmica e as experiências profissionais dos candidatos entrevistados. O processo exclusivamente físico de seleção de candidatos proporciona menos produtividade e eficiência, se comparado aos recursos de entrevistas pré-gravadas, além de demandar muito mais tempo e investimentos.

Agora que você já conhece o que as novas tecnologias têm de melhor para lhe oferecer nessa área, que tal mudar para as entrevistas digitais na hora de contratar novos funcionários? Experimente essa tecnologia e depois volte ao nosso blog para nos contar seus resultados!

Escrito por Renato Tavares