05 de Maio de 2016

3 passos para fortalecer a presença digital da sua empresa e atrair os melhores talentos

Esqueça, pelo menos por um momento, as métricas dos processos de seleção de candidatos. Você e sua equipe podem estar muito focados nas taxas de conversão, análise do perfil através dos currículos e no percentual de pessoas que desistem da vaga durante a busca por novos colaboradores. Olhar só para números e estatísticas impede uma análise do ambiente ao redor, uma visão que permite encontrar oportunidades e melhores resultados.

Veja três passos que sugerem uma via alternativa ao processo de captação de talentos, são necessários pequenos ajustes na estrutura e o uso de plataformas digitais que podem levar seu departamento de recrutamento e seleção aos melhores candidatos:


1 - Deixe claro que sua empresa está aberta para novas contratações e que talentos são sempre bem-vindos

Faça isso ao utilizar o site que sua corporação já tem. Seja beneficiado com recursos do Google ao criar páginas otimizadas com palavras-chave e descrições que acompanham o nome da sua empresa. Quando seu site for encontrado o texto que aparece como referência deve mostrar que a empresa tem “Oportunidades de Trabalho” e “Desenvolvimento da Carreira”.

2 - Use o marketing de conteúdo para atrair os melhores talentos

Antes de pensar no marketing apenas para promoção do seu negócio visando os clientes desenvolva conteúdos que mostrem seus diferenciais para atrair os melhores profissionais. Tenha um blog que apresente sua empresa de forma criativa e que não seja definida apenas pela “Missão e Valores” acompanhados de uma descrição institucional formal.

Escreva sobre curiosidades e novidades do setor em que vocês atuam, mostre os resultados de parcerias e convênios que oferecem e estimule a vontade de conhecerem mais a respeito de como sua comunidade de talentos trabalha.

3 - Mostre a sua cultura de maneira prática

Tem um time diferenciado? Mostre para o mundo apresentando sua equipe com textos que traduzam o clima de trabalho e a cultura da empresa. Crie nos melhores profissionais da sua área de atuação o desejo de integrarem essa equipe da sua empresa para também fazerem diferença.

Apresentar o ambiente corporativo com um vídeo bem produzido é bastante válido, tenha a palavra dos gestores nesse filme, mas deixe que a dinâmica do trabalho possa ser entendida ao apresentar essa mensagem, lembre que a intenção é atrair os mais qualificados profissionais que podem estar insatisfeitos em outros empregos. A insatisfação com a atual posição em outro ambiente pode estar bloqueando a capacidade criativa desse talento, se ele encontrar motivos e chances reais de desenvolver a carreira em outro lugar seu negócio pode se beneficiar dessa vontade.


Inovação como lema

Investir em atração com esses métodos abre as portas para não precisar ir atrás de candidatos e sim receber perfis que tem a ver com a empresa e que desejam o melhor para suas carreiras. Os melhores candidatos estão sempre em busca de novidades, faça sua empresa ser o que ele procura e mantenha uma linguagem de inovação em todos setores do negócio. Conheça novidades tecnológicas aplicadas aos processos seletivos que demonstram aos candidatos que sua empresa é vanguardista, ágil e dinâmica.

Um exemplo de inovação nos processos são as plataformas de gravação de entrevistas sem a presença do entrevistador. Além de gerarem reduções de custo e tempo ao processo, surpreendem positivamente os candidatos, principalmente os que gostam de dividir as experiências com os colegas, gerando assim um interesse constante de outros profissionais.


Escrito por Présumé