22 de Abril de 2016

5 expressões corporais que não deixam dúvida na hora da entrevista

Lidar consigo mesmo e com o outro é um dos desafios de quem passa por um processo seletivo. As emoções e sentimentos do candidato ficam mais sensíveis e o excesso de nervosismo pode atrapalhar na avaliação. Existem pessoas que são extremamente tímidas e outras que não tem segurança e conhecimento o suficiente a respeito do que vão falar.

Em outra margem estão os candidatos que se julgam muito preparados, acreditam que sabem falar sobre qualquer assunto e que dominam o mercado. Se a falta de confiança atrapalha o excesso dela também pode ser prejudicial. Essa análise é válida para os processos de entrevista pessoal e também nos processos virtuais, quando o candidato grava suas respostas em um vídeo que será encaminhado a equipe de recrutamento e seleção da empresa.


Durante a entrevista avalie as expressões corporais e entenda como os gestos podem falar além do que o candidato está dizendo.

1 - Sorriso tranquilo: Quando o candidato está seguro do seu potencial e seu sorriso mostra que ele está aberto ao processo e, mesmo um pouco nervoso, deseja ser entrevistado. O sorriso traduz um estado emocional agradável, através do sorriso ele passa energia e calor humano.

Ao selecionar uma pessoa que sorri, o recrutador possui grandes chances de ter um profissional de mais fácil convivência e mais flexível do que aqueles candidatos muito sérios e fechados.

2 -  Gestos controlados: Quem está tranquilo costuma acomodar-se de forma confortável na cadeira, no caso de uma entrevista de emprego o candidato pode estar relaxado, porém mantendo a postura ereta. Se durante as respostas o entrevistado acena positivamente com a cabeça e inclina sutilmente o corpo para frente ele demonstra interesse pela pergunta.

Durante os momentos em que o candidato expõe suas vivências profissionais ou fala sobre características pessoais, a utilização de gestos – não muito exagerados – com as mãos e braços é muito positiva, pois demonstra que ele está seguro e convicto daquilo que está dizendo. Fazendo isso, ele passa naturalidade ao falar de algum assunto, o que não ocorre quando gesticula demais ou fica muito imóvel.

3 - Braços cruzados: Os braços cruzados dão a ideia de que o candidato está na defensiva ou desconfortável com a situação. Demonstra que ele não está confiante naquele ambiente em que está fazendo a entrevista, no caso da entrevista em vídeo isso até pode aparecer no começo, até que o candidato se acostume, porém se ficar durante todo o tempo é um mau sinal.

4 - Inquietação: A inquietação de um candidato é demonstrada quando ele toca muito no cabelo ou mexe na cadeira como se estivesse sem encontrar a melhor posição. Esses sinais traduzem insegurança ou falta de conhecimento sobre o que está falando durante a entrevista. Mexer no cabelo, especialmente, durante um longe tempo pode demonstrar que ele está nervoso. Para alguns cargos o excesso de nervosismo pode atrapalhar no desempenho da função, por isso o avaliador precisa ter em mente o perfil ideal que a empresa procura para cada vaga.

5 - Tom de voz instável: O tom de voz do candidato pode dizer muito dos seus sentimentos e estado emocional durante a entrevista. Quando ele fala muito baixo, significa que está com vergonha ou não tem tanta certeza daquilo que está dizendo.

Já quando ele fala alto demais, pode demonstrar descontrole emocional ou euforia. Transmite também irritabilidade ou necessidade de autoafirmação.


Esses são alguns exemplos de como o corpo reflete o que a pessoa sente, além das palavras. Realizar uma entrevista por vídeo oferece a vantagem ao avaliador de assistir as respostas quantas vezes precisar. Pessoalmente não é possível pedir para o candidato repetir diversas vezes a mesma afirmação enquanto o recrutador observa seu comportamento já com o um processo de entrevistas gravadas a equipe de avaliadores têm a chance de avaliar os gestos, a postura, a fluência em outro idioma e o contexto todo que envolve as expressões em cada resposta, o que se torna uma grande vantagem quando a escolha de um candidato precisa ser decidida por detalhes.

Quer saber mais benefícios de realizar entrevistas em uma plataforma de gravação? Acesse o Présumé e entenda o processo que reduz custos e otimiza as contratações.


Escrito por Présumé