17 de Março de 2016

Novos formatos de entrevista: Os benefícios de usar a tecnologia para a contratação

Agilidade, redução de custos e melhor gestão do tempo são essenciais no mundo corporativo. Se você trabalha no setor de RH sabe que nem sempre os processos de contratação são rápidos e se está sempre em busca de novidades para otimizar as dinâmicas de trabalho em sua empresa sabe que as entrevistas por vídeo são ferramentas eficazes para agilizar um processo.


As plataformas de videoconferência são uma opção aos recrutadores, elas permitem eliminar a distância entre candidato e entrevistador, porém os dois precisam ter tempo disponível para que as perguntas possam ser apresentadas e respondidas e mesmo que o recrutador perceba que o candidato não tem aderência à vaga ele precisa concluir a entrevista, perdendo assim tempo com outros candidatos.


Processo eficaz

A alternativa para essa situação é uma plataforma de entrevistas que grava as respostas do candidato. Ela oferece os benefícios da tecnologia de eliminar as distâncias e tem, como principal vantagem, o aumento da produtividade interna nos processos de contratação.


Neste formato o candidato vai recebendo, sem o conhecimento prévio, as perguntas gravadas pelo recrutador em uma sequência ele responde às questões em um tempo determinado. Ao finalizar sua participação o recrutador recebe as respostas que foram gravadas em vídeo e pode reprovar candidatos não aderentes a vaga nos primeiros minutos da gravação. Esse processo é ideal quando uma vaga exige centenas de entrevistas.


Essa ferramenta cria um formato muito mais rico do que a tradicional apresentação através do CV e qualifica os melhores candidatos para entrevistas presenciais. É a oportunidade de avaliar conhecimentos técnicos e também fluência em outros idiomas, informações que não ficam claras apenas nos currículos.


O que levar em consideração nessas entrevistas?


Além do conhecimento técnico o recrutador deve avaliar o candidato por outras questões:

Cenário: Como o candidato preparação o ambiente para participar da entrevista? Ele está em um local muito movimentado e o barulho atrapalha, ou ele teve o cuidado de ir a um espaço tranquilo para que apenas suas respostas detenham a atenção do recrutador.


Apresentação: Assim como numa entrevista presencial a roupa escolhida e a postura deverão ser avaliadas, não é porque o ambiente é digital que o candidato pode estar desleixado para essa entrevista.


Desenvoltura: Ao responder as perguntas é possível avaliar a forma como o candidato se comunica, a linguagem que utiliza e a motivação real em falar de suas experiências. O vídeo permite avaliar gestos e expressões com muito mais atenção do que pessoalmente.


Utilizar o recurso de gravação de entrevistas online abre um campo de exploração muito maior do candidato, permite que mais de um avaliador assista aos vídeos e ainda reduz, em média, até 35% os custos em cada processo seletivo.


Ficou interessado? Sua empresa já utilizou algum meio semelhante de entrevista? Conheça o Présumé e faça você mesmo um teste, entenda como funciona a plataforma e implemente agilidade, redução de custos e a melhor gestão do tempo em sua rotina.

Escrito por Présumé