03 de Março de 2016

Ele serve para ser chefe? Como poupar um talento de assumir um cargo errado

Ganhar uma promoção e se tornar chefe é o sonho da carreira de muitos profissionais. Chegar a posição de liderança soa como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Alguns profissionais tem o objetivo de conquistar a chefia não apenas pelos benefícios e salários melhores, junto com a posição de liderança vem a chance de transformar um setor ou uma empresa, os idealistas enxergam a oportunidade como um potencial de mudança dos acontecimento, mas será que todo talento tem aptidão para a gestão?


Está preparado?

Chefiar uma equipe ou um departamento agrega as obrigações e atribuições de liderança e gestão. O líder é um profissional que inspira, conduz e representa um grupo, já o gestor é quem lida com as métricas, resultados, gerencia oferta e demanda de recursos e de processos. O cargo de chefia exige que o profissional transite por essas vias com destreza e conduza a equipe aos resultados desejados, batalhando para superar as metas.


É comum ter colaboradores que despontam como líderes, eles têm aptidão natural para estimular a equipe, mas isso seria suficiente para ocupar o cargo de chefia? Esse mesmo profissional pode acreditar que sim, porém ele não faz ideia da carga extra de trabalho burocrático que terá que dar conta. Essa tarefa não diz respeito apenas a lidar com planilhas e projeções, está diretamente ligada à avaliação, contratação, treinamento e direcionamento de outros talentos. Envolve disciplina e controle de processos para garantir a qualidade do produto ou serviço que executam.


Influência direta

Além disso um chefe influencia os subordinados com o seu comportamento e deve estar preparado para lidar com os mais diferentes temperamentos e reações dos seus colaboradores. Ele deve esperar não apenas pelos privilégios, poder e autoridade, mas precisa ter em mente suas responsabilidade com os recursos humanos da empresa, o foco deve estar nas pessoas que farão o negócio alcançar sucesso. Dentro dessa atribuição está manter a atenção nos comportamentos que levam às melhores conquistas e também às práticas que estão prejudicando os resultados e fazer os devidos ajustes. O chefe precisa estar preparado para contratar e demitir e também responder questionamentos dos gestores superiores com argumentos consistentes e embasados, afinal, ser cobrado faz parte do pacote.


Faça a coisa certa

Se sua empresa promove colaboradores como forma de reconhecimento já deve ter percebido que nem sempre o resultado foi como o esperado. Trabalhe internamente outros formas de beneficiar melhor um colaborador de destaque, crie categorias de benefícios e formalize as regras para que todos tenham direito pelo desempenho apresentado, só não promova um excelente colaborador ao cargo de chefia se ele não estiver pronto, isso irá prejudicar a carreira dele e o rendimento da sua empresa. Observe o colaborador e o estimule ao exercício de liderança com gestão, se ele souber lidar bem com a burocracia, apresentar inteligência emocional para lidar com outras pessoas e pensar que outros colaboradores podem fazer um trabalho tão bom quanto o dele aí sim o promova, caso contrário, ele não está preparado para ser chefe.


Escrito por Présumé