25 de Fevereiro de 2016

Trabalho remoto é uma realidade para sua empresa? O que saber para colocar em prática

O conceito de trabalho remoto não é novidade, a prática dessa modalidade é que ainda precisa ser lapidada nas organizações. A possibilidade que a tecnologia proporciona de armazenar arquivos online permite que um colaborador possa trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet e isso criou a oportunidade de flexibilizar horários e local de trabalho, uma experiência válida para quem viaja e também para quem pretende economizar tempo e dinheiro perdidos no deslocamento entre a residência e a empresa.


De acordo com uma pesquisa publicada pela IDC, empresa norte-americana, 37,2% da população profissionalmente ativa do mundo trabalhou remotamente em 2015. Esse formato de trabalho oferece flexibilidade para o colaborador, mas precisa ser gerenciada para que os benefícios sejam superiores aos prejuízos de rendimento e qualidade.


Se a sua empresa está pensando em oferecer essa oportunidade de trabalho para os colaboradores siga alguns passos que irão contribuir com o sucesso dessa operação:


  • Treinamento para todos envolvidos

Ao propor aos funcionários o trabalho remoto a empresa precisa estar preparada para administrar essa distância, para isso os gestores de cada equipe devem estar capacitados para estimular um nível de comunicação ainda mais eficaz do que o praticado internamente.


O colaborador, por sua vez, precisa compreender que trabalhar de casa, ou de outro lugar que não seja o escritório da empresa, exige um nível de atenção e organização ainda maiores do que habitualmente, já que as possibilidades de distração são superiores em ambientes não corporativos. É uma oportunidade de conciliar melhor vida profissional com pessoal, mas é fundamental determinar limites para que o equilíbrio seja proveitoso.


Para isso realize um período de testes com alguns dias da semana neste formato e outros internos, além disso treine as equipes que estarão nessa rotina.  O treinamento pode incluir questões técnicas, (como o uso dos dispositivos para acesso remoto), orientações sobre ergonomia e segurança do trabalho em casa e também práticas de trabalho em grupo para garantir a colaboração entre as equipes que estão em lugares diferentes.


  • Comunicação

Organize um fluxo de atividades e comunicação que deixe claro quais são os passos de produção e aprovação do que é produzido. Crie um manual com essas instruções para que o colaborador possa consultar em caso de dúvida. Utilize comunicadores instantâneos, e-mails, videoconferências e também as ligações telefônicas, mas deixe bem claro o período de disponibilidade caso o colaborador possa escolher em qual horário deseja trabalhar. Essas questões precisam estar bem delimitadas para evitar desconforto para as equipes.


  • Engajamento por projetos

A melhor forma do trabalho remoto funcionar é organizando equipes de trabalho por projetos específicos, assim um estimula o outro na conquista dos resultados. Conduza o trabalho dessas equipes focadas nos prazos e metas, que devem ser claros e objetivos, isso diminui o nível de dificuldade.


  • Alinhamento de direitos e deveres

Antes de iniciar qualquer projeto de trabalho remoto consulte as normas e especificações do contrato, se for necessário fale também com o sindicato das categorias envolvidas e faça os ajustes necessários. Respalde o setor dos recursos humanos e jurídico para lidar com as possíveis situações que podem se desenrolar com o passar do tempo. Alinhar os direitos e deveres antes de iniciar o trabalho deixará a empresa e o colaborador seguros para que pequenas situações não interfiram no desenvolvimento do trabalho.


Se a sua empresa permite projetos que se enquadrem nessas características invista nesse processo, com certeza entre os seus colaboradores existem interessados em aderir a um projeto-piloto para testar o sucesso da experiência. Nós acreditamos que a tecnologia otimiza resultados e reduz questões burocráticas, afinal, esse é um dos principais focos na utilização da plataforma de gravação de pré-entrevistas online, o Présumé. Para saber mais sobre nossa solução faça um período de testes e aproveite para incorporar nos processos de futuras contratações caso o formato remoto se torne uma realidade de sucesso em sua empresa.


Escrito por Présumé