14 de Dezembro de 2015

Empreendedor interno, como identificar colaboradores com habilidades para sua empresa crescer

Empreender é uma tendência. Você deve ouvir com frequência esse termo e saber histórias de quem deixou o emprego fixo para abrir um negócio próprio pelo desejo de não ter mais um chefe e ser seu próprio patrão, essa é uma das formas de ser empreendedor, porém não é a única. Empreendedor e empresário não são sinônimos, sendo assim você pode ter empreendedores entre os colaboradores da sua empresa e isso é uma grande vantagem para sua equipe, saiba utilizar isso a favor do crescimento da sua organização e valorize esse talento

Um empreendedor é alguém que transforma ideias em realidade, isso está muito ligado ao fato de ter o negócio próprio, mas quando um funcionário tem essa habilidade quem ganha é a corporação, por isso, saiba como identificar as características de uma personalidade empreendedora e como aproveitar isso.

Características de um empreendedor

  • Iniciativa: Quando um colaborador encontra uma barreira e mostra interesse em vencer o desafio ele deve ser incentivado a manter esse comportamento. Isso pode acontecer na equipe de vendas, de atendimento ou em qualquer setor. Quando a empresa precisa melhorar, crescer ou repensar procedimentos deve ouvir dos colaboradores ideias e sugestões para que as decisões possam ser tomadas com base em diferentes fontes de informação.

  • Perseverança: Quem trabalha com metas está sempre correndo em busca de resultados e ter um colaborador que incentiva a equipe, acredita no potencial dos colegas e não desiste do trabalho é um exemplo para os demais. Trabalhar motivado e engajado é um comportamento que precisa contaminar, de maneira positiva, os demais, por isso, não perca ele de vista e mostre que sua perseverança está sendo bem avaliada.

  • Capacidade de planejamento: Saber planejar e seguir um planejamento é indispensável para quem quer ver ideias se tornarem realidade. Alguns setores das empresas precisam avançar em negociações, modernizar sistemas e iniciar novas práticas para crescer, se sua equipe tem um colaborador com essa capacidade de enxergar e saber como lidar com os próximos passos chame ele para fazer parte do projeto, ter alguém que coordene um planejamento é indispensável quando os planos são inovadores.

  • Ousadia: Existem pessoas que são ousadas, pensam e idealizam projetos que acabam não sendo bem aproveitados, por isso ouça quem tem ideias ousadas, nessas ideias podem morar soluções para problemas, novos produtos, serviços e planos sustentáveis de crescimento. Incentive seus colaboradores a “pensarem fora da caixa”, como uma forma de olhar o que os cerca de uma maneira aprofundada, curiosa e encontrar o potencial de futuros clientes, novos negócios e melhorias no que fazem.

  • Liderança: Um empreendedor tem entre suas características a liderança. Ele naturalmente influencia os colegas, está a frente das reivindicações e normalmente é a voz durante as reuniões, e pode acontecer de nem ter um cargo estabelecido de gestão. Aproveite esse diferencial e envolva o colaborador em projetos pontuais, passe responsabilidades para ele e estabeleça um compromisso de avaliar seu desempenho para que esse comportamento seja reconhecido, desta forma, quando surgir a necessidade de um novo gestor você já saberá quem tem o comprometimento e a capacidade para ocupar o cargo.


Saiba ouvir e se aproximar dos empreendedores

Da próxima vez que ouvir alguém comentar que determinado funcionário tem essas características não fique com receio de perder um talento, converse com ele, ouça o que ele tem para falar sobre os negócios e passe a contar com esse ponto de vista para as decisões e escolhas, existem pessoas com esse perfil que não têm o menor interesse em abrir um negócio próprio, elas desejam ser ouvidas e trabalhar de maneira ainda mais envolvida com a empresa, e isso reverte benefícios para todos.

Os gestores da sua empresa estão orientados a procurar por esses talentos nas equipes? Não perca a oportunidade de encontrar quem são os empreendedores na sua realidade e aproveite esse potencial. Existe algum programa de valorização de boas ideias onde você trabalha? Conte para nós, deixe um comentário e compartilhe suas experiências neste aspecto.


Escrito por Présumé