03 de Dezembro de 2015

Sua empresa quer crescer? Contrate colaboradores com habilidades superiores ao conhecimento técnico

Identificar um candidato que tenha o melhor perfil para uma vaga é o papel de um recrutador, o olhar minucioso e o ouvido atento ajudam na hora de encontrar o funcionário ideal. Cada vaga exige um nível de conhecimento técnico e específico, contudo, um bom candidato tem mais do que isso, ele deve apresentar algumas habilidades que irão contribuir com o crescimento da equipe e da empresa.

Habilidades em destaque

Um currículo inflado de cursos e capacitações pode não ter tanto valor caso o candidato não apresente algumas habilidades que são essenciais atualmente, para qualquer tipo de negócio. Ao entrevistar procure por pessoas que apresentem as seguintes habilidades:

  • Criatividade: Ser criativo não é uma habilidade apenas de pessoas ligadas ao marketing, ser criativo envolver pensar de maneira diferente sobre as situações do cotidiano e assim sugerir soluções inovadoras para as necessidades da empresa.

  • Colaboração: O candidato deve se mostrar interessado em ajudar pessoas da sua equipe e também de outros setores da empresa, pensar somente em si não é o que os gestores esperam atualmente.

  • Utilizar tecnologia a favor da empresa: Ter conhecimentos sobre o uso da tecnologia para ações corporativas é um grande diferencial. Não é apenas a equipe de TI que precisa dominar algumas ferramentas. Um funcionário que sabe orientar uma pesquisa bem elaborada, consegue sugerir estratégias digitais e buscar informações relevantes a respeito do mercado que a empresa atua é um enorme ganho para a corporação.

  • Saber tomar decisões: O pensamento crítico para planejar e conduzir projetos e ações é um grande diferencial, principalmente para empresas que têm planos de crescer e fazer isso contando com sua equipe. Quem demonstra os mesmos valores e objetivos da empresa tem maiores chances de engajamento e possivelmente não irá trocar de emprego apenas por uma oferta maior de salário.

Essas habilidades podem ser identificadas numa conversa aprofundada sobre as experiências do candidato em trabalhos anteriores, soluções que já sugeriu e foram implementadas e como ele lidaria com alguma situação específica.

Durante o processo de recrutamento e seleção nem sempre é possível conhecer na totalidade o comportamento do candidato, mas é possível perceber quando a pessoa entrevistada apresenta alguma dessas habilidades, ou ainda quando não demonstra ter nenhuma delas.

Otimizando o tempo

Uma forma de identificar essas habilidade é realizando um processo seletivo em etapas, sendo que uma delas pode ser uma entrevista não presencial em que o candidato à vaga responde algumas questões em vídeo. Com essa ferramenta o recrutador já consegue fazer uma triagem e chamar para continuar o processo somente quem teve maior destaque e relevância com perfil desejado.

Ter um processo seletivo detalhado é uma forma de evitar a contratação de colaboradores sem o perfil desejado, isso reduz custos e faz com que a empresa construa uma equipe qualificada e relevante no mercado. Se você deseja testar uma plataforma que permite processos seletivos assertivos conheça a Présumé, saiba como economizar tempo e dinheiro e ter melhores resultados para sua empresa.

Escrito por Présumé