23 de Setembro de 2015

É possível realizar um processo de seleção de funcionários à distância?


Os processos de seleção de novos talentos e preenchimento de vagas abertas nas empresas não são novidade. Cada empresa, independente do seu tamanho, cria métodos para entrevistar e escolher os novos colaboradores.

Por ser um tipo de trabalho que demanda tempo, recursos e uma equipe qualificada, algumas ferramentas e dinâmicas vão sendo incorporadas para tornar o processo mais prático e na tentativa de reduzir despesas. Com essa ideia plataformas de videoconferência, como Skype e Google Hangouts, começaram a ser utilizadas.


Benefícios das entrevista à distância

Realizar uma entrevista por vídeo é, sem dúvida, um grande avanço no processo seletivo. Com entrevistas pela internet é possível conversar com um candidato sem que ele esteja na mesma cidade e, com isso, aproveitar o potencial de muito mais gente que tem o perfil da vaga.

Só que esse método ainda pode deixar o candidato nervoso, ser atrapalhado por uma baixa qualidade de conexão e não permite que o entrevistador avalie com detalhes alguns gestos ou reações de quem está sendo entrevistado.


Processo gravado, ainda melhor!

Para que esse processo à distância continue sendo utilizado, e ainda mais otimizado surgiu o recurso de realizar entrevistas gravadas. Uma facilidade para o entrevistador, que explica a vaga e a apresentação da empresa apenas uma vez e tem a chance de avaliar com profundidade a entrevista.


Entenda como funciona

  1. Com acesso a uma plataforma desenvolvida para realizar as entrevistas gravadas o recrutador grava uma breve apresentação, os detalhes a respeito da vaga e mais informações que julgar pertinentes ao processo seletivo.

  2. Depois ele escreve as perguntas que deseja fazer aos candidatos.

  3. A vaga é lançada e os interessados por ela podem se cadastrar para responder.

  4. O candidato assiste às instruções e responde as perguntas em vídeo.

A equipe de recrutadores recebe a entrevista e pode, no tempo que for necessário, avaliar o candidato, a desenvoltura, a fluência em outro idioma e fazer o comparativo mais detalhado entre candidatos, até que chegue aos candidatos que pretende entrevistar pessoalmente.

Economia e adequação

As entrevistas gravadas tornam o processo mais prático para a empresa. Ainda que algumas empresas acreditem que essa tecnologia torna o processo impessoal, o interessante é que, com a economia de tempo, os recrutadores podem dar mais atenção aos candidatos adequados ao perfil da vaga nas entrevistas presenciais. Desta forma, as economias de tempo e recurso financeiro são expressivas.

Se você tem dúvidas da eficácia da ferramenta ou não sabe se o processo de seleção de funcionários à distância será benéfico para seu modelo de negócio, queremos convidá-lo para uma experiência em nossa plataforma. Clique aqui e cadastre-se para realizar um teste gratuito na Présumé. Aproveite para tirar suas dúvidas e entender como a Présumé funciona e surpreenda-se com a agilidade e os resultados que irá conquistar.


Escrito por Présumé