20 de Junho de 2014

5 qualidades a se buscar no candidato durante a entrevista por vídeo

Contratar um funcionário não é tarefa fácil, seja para o profissional de RH ou para o gestor que precisa (re)formular a sua equipe. Porém, a experiência não precisa ser traumática. A tecnologia permite a facilitação desse processo através de muitas ferramentas, dentre as quais destacamos a entrevista por vídeo. Afinal, com a diminuição das fronteiras geográficas, contratar profissionais de outras cidades, estados ou até mesmo países ficou mais fácil.

Sabemos que essa é uma situação estressante para ambas as partes e que pode acabar por não refletir as reais capacidades do candidato. Mas existem alguns critérios que podem ajudá-lo a determinar se o profissional está apto a exercer a função para a qual se inscreveu.

Pensando nisso, separamos as qualidades para se prestar atenção na hora da seleção por meio das entrevistas em vídeo.

Cuidado na apresentação

Não é só porque a entrevista é feita em vídeo que o candidato deve descuidar-se da aparência. Portanto, esse deve ser um fator a ser levado em consideração logo nos primeiros instantes.

É lógico que, dependendo da empresa ou do perfil do cargo, o código de vestimenta se altera. Nem todo entrevistado deve usar terno e gravata e nem toda camiseta e jeans são fatores para se cortar alguém da lista. Mas o desleixo nunca pode fazer parte do aceitável.

Cenário

Sem imposições quanto ao tipo de fundo para que a entrevista seja realizada. Porém também impera aqui o bom senso. É como numa peça de teatro: cenários luxuosos não contam a história de forma melhor ou pior, mas deve existir um cuidado no que é visto pelo espectador.

Bagunça, gritos ao fundo ou mesmo um ambiente corporativo (caso não tenha indicado que está empregado e seja horário comercial) são bandeiras vermelhas.

Familiaridade com aplicativos e tecnologia

Hoje em dia a maior parte dos cargos exige um domínio de algumas ferramentas tecnológicas. Com reuniões e eventos cada vez mais sendo feitos via internet, fica difícil ignorar o candidato que diz ter conhecimentos vastos sobre o assunto, mas se embaralha na hora da demonstração prática.

Deve-se levar em conta que o nervosismo é normal e existe. Porém, cabe avaliação quanto às habilidades da pessoa.

Desenvoltura na condução das respostas

Quem quer e precisa se manter atualizado sabe que é necessário aprender a dominar a linguagem verbal e corporal no vídeo, para não ser traído por ela. Cabe prestar atenção se valeria a pena treinar o candidato após a contratação para desfazer vícios ou cacoetes indesejáveis.

Motivação do candidato

Quando um candidato é selecionado e vai até a empresa, esse fato por si só já demonstra o interesse dele. Afinal, é um investimento de tempo e dinheiro para participar da entrevista.

Já no universo virtual isso pode não ser verdade. Afinal, o acesso à internet é relativamente fácil. Portanto, é interessante fazer perguntas que instiguem o candidato a indicar sua motivação para assumir o cargo e até mesmo a descrição de suas habilidades.

Para buscar tais qualidades e muitas outras nos candidatos, uma ótima solução é a Présumé, plataforma para gravação de “pré-entrevistas”. Conheça neste link um de seus benefícios!

E você, o que avalia na hora das entrevistas em vídeos? Deixe um comentário, queremos saber sua opinião!


Escrito por Renato Tavares