16 de Setembro de 2014

Entrevista de emprego e vida real. O que os candidatos costumam esconder?



Vale tudo para conseguir uma vaga? Pode ser. Alguns candidatos optam por omitir informações sobre a vida pessoal para se destacar e agradar o entrevistador. Disponibilidade para viajar, estado civil e endereço são algumas delas.

Confira a seguir o que os candidatos costumam esconder nas entrevistas de emprego.

Solteiro ou casado?

É inegável que alguns cargos são mais adaptados a solteiros e outros a casados. Imagine se aquela vaga exige uma mudança de cidade? Claro que a adaptação será mais fácil para quem ainda não constituiu família.

Por isso, alguns candidatos tendem a omitir o verdadeiro estado civil. Veja bem que muitos podem até ser solteiros na certidão, mas na verdade vivem uma relação estável e até com filhos.

“Disponibilidade para viagens? Sim, tenho”

Uma coisa é certa: quem tem filhos tende a ter uma menor disponibilidade para viagens. Mesmo que seja uma mentira insustentável a longo prazo, dependendo da necessidade de conseguir aquele emprego, o postulante à vaga pode omitir informações como a de que tem dependentes. Pode não ser um filho, mas pais idosos; a verdade é que essa pessoa não poderá viajar com frequência. Seja cuidadoso quando for entrevistar alguém para cargos que dependam de mobilidade.

Omitir problemas de saúde  

Essa é outra omissão que o candidato pode fazer, mesmo que no momento do exame médico isso seja descoberto. Geralmente, os postulantes não dizem se têm alguma doença crônica, como diabetes ou problemas do coração. Nesses casos, o ideal é ser sutil na pergunta, para não invadir a privacidade do entrevistado. A avaliação médica deve ser cuidadosa para determinação se existe realmente algum problema para tal candidato assumir a posição.

Esconder que mora longe

Dizer que mora perto do trabalho para conseguir uma vantagem em relação aos concorrentes é uma mentirinha bem comum. Para tentar enganar o entrevistador, o candidato pode indicar endereços de parentes que moram ali por perto. Uma dica para o recrutador é fazer perguntas sobre seus hábitos e locais que o postulante frequenta nas redondezas para ver se ele realmente mora por ali.

Camuflar tatuagens

Isso dependerá muito do cargo. Se a sua empresa é tradicional, o candidato pode colocar algum acessório ou maquiagem escondendo tatuagens. Será que ele trabalhará todo dia de manga comprida? Será que conseguirá esconder a tattoo diariamente? A tatuagem interfere em algo no ambiente de trabalho?

Nesse caso é preciso muito cuidado, porque a lei proíbe corretamente escolher um candidato pela sua aparência, mas o entrevistador tem todo direito de optar por funcionários que representem melhor o espírito da empresa. Nas áreas de saúde, finanças e Direito as tatuagens são sistematicamente condenáveis.  Em outras, pode ser totalmente alinhada com o clima.

Motivos da saída do último emprego

Muitos estudos e pesquisas indicam que pessoas são demitidas en sua maioria não por falta de qualificação no trabalho, mas por problemas de relacionamento. Você perguntará ao seu candidato o por que de ele querer sair do seu atual emprego. Qual será a resposta? Provavelmente algo padrão, como a falta de desafios e pouca chance de crescimento. Obviamente, se for algum problema de relacionamento com a equipe ou o chefe, o candidato não dirá. Tente descobrir como é a relação dele com os companheiros.

Claro que muitas dessas mentiras não terão vida longa, mas é preciso ficar atento na hora da entrevista. Você tem alguma técnica para descobrir as verdades do candidato? Conhece algum caso de postulante que escondeu informações para conseguir o vaga? Conte pra gente aqui nos comentários!



Escrito por Renato Tavares